quarta-feira, 10 de junho de 2009

Meu cartão... Não!

Por Milena da Silva Oliveira

Como evitar fraudes com cartão de crédito?O uso de cartões de crédito exige cuidados. Novas maneiras de fraudar surgem a cada dia. Siga os passos deste golpe:

• Alguém liga e diz: "Aqui é do Departamento de Segurança do cartão [X]. Meu nome é [fulano] e meu número de identificação funcional é [xxxxx]. Você comprou [qualquer coisa] no valor de US$497,99 de uma companhia baseada no [exterior] ?" Claro, você responde que não.

• A pessoa prossegue: "Provavelmente seu cartão foi clonado e estamos ligando para verificar. Se confirmado, emitiremos um crédito a seu favor."

• E continua: "Antes de processar o crédito, gostaríamos de conferir alguns dados."

• "O seu endereço é... [seu próprio endereço] ?" É um dado que pode ser obtido, por exemplo, em listas telefônicas na internet. Você confirma, e o golpista continua: "Qualquer dúvida que você tenha, ligue o número 0800 que está no verso de seu cartão e solicite o Departamento de Segurança."

• Ele pede: "Por favor, tome nota do seguinte número de protocolo." O golpista informa então um número de seis dígitos e pede: "Você poderia lê-lo para mim, para confirmar?"
• Chegou o momento mais importante do golpe. O criminoso diz: "Desculpe, mas precisamos verificar que você está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia o número". Você lê e ele continua:

• "Correto. Agora vire o seu cartão e leia para mim os três [ou quatro] dígitos de segurança." Esses são os números que você usa para fazer compras via internet, para provar que está com o cartão ! (Em alguns cartões, esses números estão na frente, meio escondidos no corpo do cartão).
• Você informa os números de segurança, e ele responde: "Correto ! Entenda que era necessário verificar que o cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que você estava com ele em seu poder. Você tem alguma pergunta ?" Você diz que não, o criminoso agradece e finaliza.

• Em poucos minutos, compras começam a ser lançadas no seu cartão. Às vezes, a fraude só é percebida com a chegada do extrato.

Como se proteger

É muito difícil rastrear esse tipo de ligação, e pouco provável chegar até o criminoso e ainda reaver o dinheiro. Então, o que fazer?
Caso receba esse tipo de ligação, simplesmente desligue
Em seguida, entre em contato com a central do cartão, solicitando apoio da área de segurança, e explique o ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário