quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fechando as janelas

Por Milena da Silva Oliveira

É fato que a criminalidade cresce e se alastra numa proporção desmedida. E o medo há anos nos tem feito reféns , não vamos nos desesperar, mas ... Previnir é melhor que remediar !


Previna-se...

Portas e janelas devem ser resistentes e ter fechaduras e trancas confiáveis. Instale olho-mágico nas portas. Travas de segurança e cadeados, nos pontos mais vulneráveis, também são úteis. Quando necessário, instale grades, de preferência internas. E não se esqueça das portas e janelas dos fundos, por onde os ladrões preferem entrar.

Ao viajar, suspenda a entrega de revistas e jornais.
Não coloque cadeados do lado de fora do portão. É sinal certo de que o morador não está.
Faça poda periódica em árvores e arbustos para manter a visão de dentro para fora livre, e para que não sirvam de esconderijo.
Se o interior de algum dos cômodos de sua casa pode ser visto da rua, mantenha as cortinas ou persianas fechadas.
Se for possível, mantenha um bom cão de guarda, adestrado, na área externa da casa.
Tenha os telefones de emergência fixados em um local de fácil acesso na casa.
Providencie iluminação para as áreas externas de sua casa, mas não deixe luzes acesas durante o dia. Células fotoelétricas podem automatizar o liga/desliga.

Proteja-se...

Se você tem empregados, não deixe todas as chaves da casa com eles. Eles podem ser forçados a permitir a entrada de ladrões.
Se alguma chave for perdida, troque o segredo da fechadura correspondente.
Mantenha os portões e portas trancados, mesmo em intervalos curtos de tempo, inclusive quando você está em casa. Oriente as demais pessoas da sua casa a fazer o mesmo.
Observe o movimento da rua antes de sair ou retornar para casa. Se perceber a presença de pessoas ou veículos estranhos ou em atitudes suspeitas, não entre (continue seu caminho) ou saia de casa, ligue para a polícia e procure descrever detalhes das pessoas (altura, cor da pele, cabelo, idade aproximada e roupas) e dos veículos (cor, marca, modelo).

Oriente a família e os empregados para que não dêem informações pelo telefone e nem comentem com estranhos sobre bens que a família possua e sobre os hábitos da casa.
Insista com seus filhos: eles devem informar sempre onde estarão, se vão se atrasar ou se foram para a casa de algum amigo. É muito importante dispor de todos os telefones onde é possível encontrá-los.

Não guarde valores e jóias em casa. Faça seguro e deixe-os em cofres de agências bancárias.
Ao contratar empregados domésticos, prefira sempre aqueles que apresentem referências e sejam indicados por pessoas de sua confiança. Tome os mesmos cuidados com a contratação de serviços de manutenção ou reforma.


Fonte/autor: Segurança Empresarial/Serasa
Em: 26/6/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário